Colégio Tema Novo

Como corrigir erros comuns na educašão

Especialistas mostram os erros mais comuns que os pais cometem durante a educação e como corrigi-los:

1)     Mentir

“Esse carro só liga quando todos os passageiros estiverem com o cinto. Só falta você colocar o seu”. Quantas vezes você já se pegou mentindo para o seu filho para conseguir que ele faça algo que você deseja? Pode ser mentira ou chantagem, não importa. A relação entre filhos e pais deve ser a mais clara possível.

COMO CORRIGIR: Troque a mentira pela conversa. Seja objetiva e explique a situação em detalhes para a criança entender. Em vez de dizer que o carro só liga se o seu filho estiver usando o cinto de segurança, peça para ele colocar o cinto porque só assim vocês podem transitar com segurança.

2)     Ameaçar e não cumprir

Quem escolhe esse caminho já sabe: da próxima vez que usar a mesma tática, seu filho não vai ouvi-lo. Um exemplo é: “se você não parar de jogar areia, vou tirar os seus brinquedos”. Quando ele perceber que mesmo sem parar de jogar areia os brinquedos continuam ali, não vai nem ligar para a ameaça numa próxima situação.

COMO CORRIGIR: Em vez de ameaçar, avise o seu filho. Se ele persistir, tome alguma atitude imediatamente. Da próxima vez que isso acontecer, apenas o lembre do que aconteceu: “lembra que ficou sem os brinquedos da última vez que jogou areia? Espero que isso não se repita, combinado?”

3)     Desautorizar o pai (ou a mãe) na frente das crianças

Após aquela arte que seu filho aprontou, seu marido decide coloca-lo de castigo. Durante a conversa entre eles, você se intromete, dizendo que basta uma advertência verbal. O mesmo pode acontecer na hora de decidir o valor da mesada, o horário de busca-lo na festa, e assim por diante. Ao questionar a decisão do seu companheiro, você diminui a autoridade deles perante as crianças.

COMO CORRIGIR: O melhor é sempre conversar antes de tomar a decisão. Se não for possível, não discuta na frente do seu filho. Espere para falar com o pai depois.

4)     Comentar os defeitos do parceiro com seu filho

“Seu pai é tão pão-duro. Ele nunca vai comprar esse brinquedo para você”, “Nossa, sua mãe é muito atrapalhada, não consegue organizar as coisas”. Conversar sobre as falhas do seu parceiro com seu filho é tentador porque é ele que está no seu dia a dia ao seu lado, vivendo as mesmas situações. Mas não é um bom exemplo a ser dado. Em primeiro lugar, a atitude mostra desconsideração pelo pai (ou mãe) da criança. E, pior ainda, ela entende que pode fazer isso com qualquer pessoa também.

       COMO CORRIGIR: O comentário pode ser feito, mas na frente da pessoa para que ela possa se defender e assimilar a dica. Isso pode até virar uma brincadeira.

5)     Quebrar as regras

Seu filho já sabe que não pode comer assistindo TV. Mas, em um belo dia, você está almoçando às pressas e liga a televisão. Rapidamente, seu filho chama sua atenção. Para tentar escapar, você inventa uma desculpa, e diz que você pode fazer isso, mas ele não.

COMO CORRIGIR: Não tem jeito! O seu exemplo é a melhor solução. É ele que vai inspirar seu filho a ser uma pessoa melhor.

 

Fonte: Revista Crescer – Editora Globo

(http://revistacrescer.globo.com/Revista/

Crescer/0.,EMI256876-15546,00-ERROS+

QUE+OS+PAIS+COMETEM+NA+HORA+

DE+EDUCAR.html)

Área Restrita
Portal Professor

A ESCOLA

Quem somos
Notícias
Eventos
Horários

Desenvolvido por

Colégio Tema Novo © Copyright 2016