Colégio Tema Novo

Desenvolvimento Infantil

            A evolução da criança, desde bebê, depende tanto de condições biológicas quanto do meio em que está inserida. Nesse aspecto, entram as influências da família e do espaço social (geralmente a escola), que devem agir em conjunto para estimular e fornecer os meios necessários para um desenvolvimento pleno e sadio.

            Para isso, é preciso atentar as suas particularidades, respeitando o tempo e o processo de evolução de cada criança. Tanto antecipar etapas quanto deixar de estimular podem causar futuros conflitos.

            À medida que as crianças vão crescendo, elas passam por diversos estágios de desenvolvimento. Cada um deles fornece à criança os fundamentos da inteligência, da moral, da saúde emocional e das competências escolares.

            A primeira infância, por exemplo, é uma das fases mais críticas e vulneráveis no desenvolvimento de qualquer criança. É nesta etapa que se estabelecem as bases para o desenvolvimento intelectual, emocional e moral.

            Disciplinar as crianças também é fundamental. À medida que a criança cresce, ela reconhece o que faz mal, as consequências de seus atos e o modo de repará-los. Nesse sentido, uma criança disciplinada tem maior noção do seu papel. Além disso, a motivação também é importante para desenvolver a autoestima, pois a criança que acredita em si enfrenta melhor seus erros e as suas fraquezas.

Fonte: www.mundoabc.com.br, www.pedagogiaaopedaletra.com.br

Área Restrita
Portal Professor

A ESCOLA

Quem somos
Notícias
Eventos
Horários

Desenvolvido por

Colégio Tema Novo © Copyright 2016