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Brincar, brincar e brincar: isso faz bem?

Claro que sim!

Mas o que é brincar?

Será que a criança está brincando apenas quando pega um carrinho ou inventa

histórias com bonecos? A resposta é não. Essas são apenas algumas das infinitas

formas de brincar, inclusive há algumas bem mais simples que passam despercebidas

no dia a dia. Esfregar as mãos nas paredes, nas mesas, brincar com bichos, jogar um

objeto no ar ou muda-lo de lugar permite que a criança esteja brincando, além disso,

está conhecendo o mundo ao seu redor através de seus sentidos.

A professora da Universidade Estadual de Londrina e líder do Núcleo de

Estudos e Pesquisa do Brincar, Infância e Diferentes Contextos, Cleide V. Mussini,

explica que o direito de brincar é reconhecido internacionalmente há mais de 50 anos,

quando houve a assinatura da Declaração Universal dos Direitos da Criança. Essa

declaração prevê que o brincar é uma vertente do direito à liberdade. “O brincar é a

ação própria da infância e um dos elementos formadores da personalidade infantil. É

um fator determinante no desenvolvimento emocional, psíquico, cognitivo e social da

criança.”

Às vezes, esses comportamentos são tidos como traquinagens. Entretanto,

esses momentos contribuem para a formação da criança tanto ou mais que

brincadeiras com brinquedos industrializados. O importante é que pais e educadores

deem liberdade às crianças para que elas possam se expressar e vivenciar novas

experiências. Mas sem esquecer que a criança deve perceber que limites existem e

são necessários. Apesar do brincar ser um comportamento espontâneo da criança, o

adulto deve criar situações que estimulem a brincadeira.

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