Colégio Tema Novo

Como falar com o seu filho sobre corrupção?

Como falar com o seu filho sobre corrupção?

 

            Crise política pode ser um bom pretexto

para ensinar valores

 

            São tantos escândalos de corrupção dominando os noticiários, que falar de política tornou-se até comum em rodas de conversas em ruas, escolas e até em casa. Mas, como falar de um assunto tão complexo com as crianças?

            Quem tem filhos pequenos vê-se em uma situação delicada diante de uma crise moral e política nunca antes vista no país. Contudo, especialistas dizem que esse período, apesar de crítico e incerto, é ideal para falar com as crianças não só sobre corrupção, mas também sobre valores como honestidade, cidadania e justiça.

            Confira as dicas:

·         Interesse: os pais podem esperar a criança manifestar interesse, fazer pergunta ou comentário, para então abordar o assunto. Geralmente, elas começam a se manifestar sobre o que ouvem a partir dos 7 ou 8 anos. Ouça a criança. Pergunte o que ela entende sobre o assunto e só depois esclareça a questão.

·         Cuidado com frases soltas: fique atento ao emitir alguma opinião com a criança por perto. Ela pode apenas ouvir um xingamento, uma frase solta. Tenha o cuidado de explicar ao filho o porquê de você estar dizendo aquilo.

·         Como explicar: não precisa falar em detalhes. Fale superficialmente. Não precisa citar a Lava Jato, os crimes cometidos pelos políticos. Fale de forma geral o que está acontecendo.

·         Quando falar: quando estiver ouvindo as notícias no rádio ou vendo o jornal na TV, traga o assunto para a discussão em família.

·         Criança não vota: não queira convencer a criança do seu ponto de vista político. Narre os fatos, mostre os dois lados da história. Deixe-a entender como funciona a política de forma simples.

·         Mostre o lado bom: não mostre apenas indignação e revolta contra os acontecimentos. Mostre que há uma crise muito grave, mas que isso é positivo, porque é sinal de que as coisas podem mudar.

·         Dê exemplos: aproveite a crise política para falar de valores como honestidade, cidadania e justiça. Mostre que quem é desonesto, uma hora vai pagar por isso, porque sempre tem gente investigando. Mostre que quando se é honesto, não há o que temer. Use exemplos dentro da realidade da criança, ensinando que ela não pode pegar o que não é dela na escola, tem que obedecer à fila do brinquedo no parquinho, enfim, fale de regras de boa convivência em sociedade.

·         Explore conceitos: falar com a criança sobre poder e ganância é complicado. Prefira falar que o dinheiro não é tudo na vida. Que é uma coisa boa, mas que há coisas mais importantes que não são compradas com o dinheiro, como família, saúde e ser querido pelos outros.

 

Fonte: www.gazetaonline.com.br

Psicólogas entrevistadas: Fernanda de Freitas Miranda e Milena Careta

Área Restrita
Portal Professor

A ESCOLA

Quem somos
Notícias
Eventos
Horários

Desenvolvido por

Colégio Tema Novo © Copyright 2016