Colégio Tema Novo

Fazer exercício após aprender algo potencializa a memória!

Fazer exercício após aprender algo potencializa a memória

 

            Um estudo publicado na revista americana “Current Biology” (em junho de 2016) mostra que “podemos melhorar a consolidação da memória fazendo esportes depois da aprendizagem”, conforme afirma um dos autores da pesquisa, Guillén Fernández, do Instituto Dondres do Centro Médico da Universidade Rodboud, na Holanda.

            O experimento contou com a participação de 72 pessoas, que aprenderam 90 fotos e lugares durante 40 minutos antes de serem divididos em três grupos. Um primeiro grupo praticou atividades físicas logo após a aprendizagem, o segundo realizou exercícios quatro horas depois e o terceiro não fez nenhum tipo de ginástica.

            Os especialistas descobriram que as pessoas que tinham ido à academia quatro horas depois da memorização se lembravam das informações melhor que o resto.

            As imagens cerebrais também mostraram que o exercício, após um certo tempo, estava associado a representações mais precisas no hipocampo, uma área importante para a aprendizagem e a memória, quando o indivíduo em questão respondia a uma pergunta corretamente.

            “Nossos resultados sugerem que o exercício físico a seu devido tempo pode melhorar a memória a longo prazo e ressalta o potencial do exercício em contextos educacionais e clínicos”, concluíram os cientistas.

            No entanto, os especialistas admitem que ainda não veem com clareza como ou por que fazer o exercício físico após a aprendizagem exerce esse efeito na memória.

            Alguns estudos anteriores sugerem que o exercício físico estimula a produção de componentes químicos naturais do corpo chamados “catecolaminas”, como a dopamina e a noradrenalina, que podem melhorar a consolidação da memória.

 

Fonte: exame.abril.com.br/ciencia

Área Restrita
Portal Professor

A ESCOLA

Quem somos
Notícias
Eventos
Horários

Desenvolvido por

Colégio Tema Novo © Copyright 2016