Colégio Tema Novo

Quando a primeira lição é a felicidade!

A arte-educadora Lúcia Margarida Chamusca de Carvalho, apelidada carinhosamente de Tia Lu pelas crianças com quem trabalha, acredita que a felicidade é algo fundamental e deve ser priorizada nas escolas.

            Na palestra “A música, a dança e os jogos como portal de acesso para uma infância feliz”, Lúcia ressaltou a importância da diversão para as crianças. Ela defende que jogos, músicas e brincadeiras são essenciais: “Como uma criança pode ser feliz sem viver a infância verdadeira?” Ela também acredita que as crianças não devem ser “adultizadas” e que a escola é a base do educar para a felicidade.

            Ao longo da palestra, Lu Chamusca colocou todo mundo para brincar, ensinando diversas coreografias e músicas para atividades que podem ser realizadas dentro da sala de aula com estudantes. As letras das músicas, a maioria de sua autoria, servem como apoio pedagógico, pois podem ajudar a enriquecer o conteúdo das aulas. As coreografias também são importantes, pois contribuem para o desenvolvimento da coordenação motora e trabalham diversos contextos de socialização e relacionamento, além de estimular a criatividade.

            Essas brincadeiras não são importantes apenas para as crianças da Educação Infantil. Segundo Lu, o trabalho de felicidade nas escolas também pode ser aplicado aos alunos mais velhos. “Não existe idade para ser feliz. O maior objetivo do ser humano é a felicidade. E tudo o que fazemos é em busca dela” – comentou.

            Para a educadora, ainda não são todas as instituições de ensino que desenvolvem trabalhos contextualizados que buscam, de fato, levar coisas boas para dentro da sala de aula. Ela garantiu que o aprendizado, quando feito de forma alegre, é mais eficaz. “Ninguém aprende aquilo que não gosta e que não lhe dá prazer. Às vezes, a criança pode até decorar, simplesmente porque aquilo lhe foi imposto. Mas, o aprender só acontece quando há prazer envolvido” – afirmou, lembrando a importância de valorizar a harmonia e a paz: “Se perguntarmos sobre os heróis de guerra, todo mundo responderá, mas pouquíssimas pessoas sabem responder quem são os heróis da paz. Então, acho que falta levar a ciência da paz para dentro das escolas”, disse.

Fonte: Caderno de Educação – FOLHA DIRIGIDA www.folhadirigida,com.br

Lucia Margarida Chamusca de Carvalho, conhecida como Lu Chamusca ou simplesmente Tia Lu,

mobilizou os professores em Palestra Especial realizada no Rio.

Área Restrita
Portal Professor

A ESCOLA

Quem somos
Notícias
Eventos
Horários

Desenvolvido por

Colégio Tema Novo © Copyright 2016