Colégio Tema Novo

Como ajudar seu filho a lidar com o ciúme

 

As crianças pequenas podem demonstrar ciúme dos irmãozinhos. O que fazer quando isso acontece? É preciso impor limites para que o seu filho não se comporte de forma agressiva.

Quem já não presenciou essa situação: no sofá, a criança quer se sentar no meio, separando o pai e a mãe. E, na sala de aula, quando vê a mãe ou a professora cuidando do irmão mais novo ou do coleguinha de classe, faz de tudo para chamar a atenção. Desde bem pequenas, as crianças podem dar demonstrações de ciúmes. É um sentimento mais do que natural, afinal, por volta de três anos, as crianças começam a descobrir que não são o centro do mundo e que sua mãe não pertence somente a elas.

Nessas situações, os pais devem agir naturalmente, mas precisam dar mais atenção para que o filho perceba que continua sendo amado e que tem seu lugar garantido no coração dos pais. Também, é preciso estabelecer limites, aos poucos é preciso ensinar aos pequenos que eles não tem atenção exclusiva dos pais, avós, professores.

Encare a situação com paciência, ou seja, não se devem reprimir as manifestações de ciúmes, mas acolher a demanda emocional, dando um colinho, por exemplo. Depois de dar atenção e reassegurar à criança que seu lugar está garantido, é importante que os pais não se deixem aprisionar pelos desejos da criança.

Tenha um limite firme, mas amoroso. Os pais precisam transmitir à criança a confiança de que ela é capaz de suportar a frustração de não ter essa exclusividade. Pode até ser difícil, mas isso será fundamental para o amadurecimento do seu filho, assim como para construir relações de respeito e generosidade na vida social

Área Restrita
Portal Professor

A ESCOLA

Quem somos
Notícias
Eventos
Horários

Desenvolvido por

Colégio Tema Novo © Copyright 2016