Colégio Tema Novo

A retirada da fralda

   É comum nos depararmos com mães preocupadas em como “tirar as fraldas” de seu filho. As dúvidas mais frequentes são: Como devo proceder? Qual a idade mais adequada? Posso forçar ou não? Meu filho quer tirar as fraldas, o que devo fazer?

            Por volta dos dois anos de idade, a criança atinge a maturidade necessária para o controle do xixi e do cocô. Deve-se, então, iniciar o que denominamos controle dos esfíncteres. Esse processo é um treino de retenção e eliminação dos excrementos que abrange alguns procedimentos a serem feitos com a criança:

1)    Permita que os adultos da casa sejam observados ao utilizarem o banheiro, mostrando à criança que existe um local adequado para eliminação de suas necessidades.

2)    Adquira um penico ou redutor de vaso e explique sua utilidade e como deve ser usado.

3)    Neste período, vista a criança com roupas que ela possa retirar com facilidade (por exemplo: calça com elástico). Usar roupa íntima de algodão também é extremamente útil.

4)    Deixe o penico bem próximo da criança e leve-a para fazer xixi em intervalos regulares.

5)    Parabenize-a quando cada fase for superada ou qualquer sucesso for alcançado.

6)    Separe o dia da noite. O controle dos esfíncteres durante a noite é um passo mais tardio que o controle diurno. Não espere que os dois aconteçam ao mesmo tempo.

Se a criança não conseguir nas primeiras tentativas, não a repreenda por isso. Continue a incentivá-la, pois a chave para o sucesso é a paciência. Com a repetição firme e coerente desses procedimentos, a criança aprenderá a controlar os esfíncteres.

O cocô e o xixi são as primeiras produções independentes da criança. Permita que ela observe e se orgulhe delas. Depois diga por que é necessário eliminá-las.

Se os pais percebem que a dificuldade da criança é grande devem procurar um pediatra para verificar se existe alguma causa orgânica. Se esta não for constatada, a questão pode ser de fundo emocional e, nesse caso, o psicólogo pode ajudar.

Área Restrita
Portal Professor

A ESCOLA

Quem somos
Notícias
Eventos
Horários

Desenvolvido por

Colégio Tema Novo © Copyright 2016